Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Seu Olhar, Seu Valor!





Neste post eu não quero falar de técnica...
Desde quando comecei na fotografia, aliás, desde a época da fisioterapia que eu já era prestadora de serviço, eu tenho algumas certezas. E nos últimos dias isso vem chegando a mim de várias fornas, e fazendo com que tudo faça ainda mais sentido.
Não vou ficar filosofando não. Vou mandar bronca logo! rsrsrs
Nós somos prestadores de serviço. E é por isso que acredito que a fotografia tem valor e não preço. Chamamos um instalador de ar condicionado aqui em casa que era mais barateiro do que outro que já havia instalado um ar pra gente, no escritório antigo, e esse cara fez uma bela "cagada" na nossa sala! O barato saiu muito caro! O serviço poderia ser o mesmo, mas o conhecimento deles era diferente, o cuidado no manuseio, enfim... o valor deles era diferente. E pagamos o preço mais barato, só que o valor dele também era mais baixo!
Com a gente é assim também! A sua técnica, o seu tempo, o seu equipamento, o seu conhecimento, a sua experiência, tudo isso te faz ter valor!
E na fotografia existe um outro ponto... o meu olhar, só eu tenho! Alguém pode até me copiar, mas vai ser depois de ter visto minha foto pronta e exposta por aí. E, como cada dia meu olhar é um porque nenhum dia é igual, provavelmente eu não vou fazer uma foto igual aquela que ele copiou novamente. O que eu quero dizer é que, agrega-se ao meu valor, o meu olhar, a minha essência, a minha criatividade, a minha arte! Eu acredito mais ainda no valor do fotógrafo, porque acredito que fotografia é arte! Se o fotógrafo quiser que seja, é claro!
Pegar referência é diferente de copiar. Sou super a favor de referência. Total! Abre a mente da gente. Faz a gente ver possibilidades novas. Não é só correto, como necessário pra gente!!! Mas cópia... Cópia é diferente. Quando você copia a foto de alguém, com luz, exif, cenário... Não existe nenhum problema para o outro fotógrafo. Nenhum! Pelo contrário, eu fico até lisonjeada quando alguém me copia, porque eu sei que gostou! rsrsrs... Mas você está se autosabotando. Você mesmo está diminuindo o seu valor por estar copiando, e está deixando de agregar valor por usar o seu olhar, que é único, exclusivamente seu!
E existe outra possibilidade, e que infelizmente acontece demais. Quando você faz sempre a mesma foto... Quando todos os seus álbuns de mostruário são bem parecidos, com fotografias muito parecidas... Quando todos os ensaios você faz a mesma pose, só muda o modelo. Quando todo casamento você faz a mesma foto da noiva. Pode ser sua marca registrada... Mas que tal mostrar que consegue registrar sua marca, reservando a individualidade do seu olhar?
Que graça teria ir no mesmo monte fazer a mesma foto, com o mesmo EXIF, na mesma hora, a mesma luz, a mesma posição, o mesmo enquadramento, seria a mesma foto, certo? Então por que, com as gestantes, os fotógrafos fazem isso? O mesmo sapatinho, no mesmo lugar, da mesma forma... Dei apenas exemplos pra falar mais uma vez... ACREDITE EM VOCÊ! ACREDITE NO SEU OLHAR! SAIA DA ZONA DE CONFORTO! OUSE!
Desta forma, acredite, sua fotografia vai ter valor, e não preço!
Desta forma, você estará sempre deixando um pouquinho de você na sua fotografia. E estará guardando um momento específico de quem está sendo fotografado por você.





Nenhum comentário:

Postar um comentário