Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Dicas Sobre Edição... Na Verdade, Dicas do Que Não Fazer ao Editar Suas Fotos

Gente!!!
Eu mudei!! Aí sumi!!
Mas eu prometo que não vou sumir mais, tá?
E voltei com polêmica... Vejam só, é a minha pura opinião... purinha minha!! Você tem todo direito de ser completamente contra todas, ou algumas dicas do que NÃO fazer ao editar suas fotos. Mas leia, e balanceia!!!
Cheguei a esta conclusão errando também!
E o meu intuito aqui, é não deixar você errar tanto quanto eu... poupar seu tempo!
Vamos lá!






1.       Cuidado com Presets e Actions baixados!
Gente, é fácil demais baixar presets pro Ligthroom e Actions pro Photoshop. É só dar um google que encontramos vários tipos... vintage, efeito mate, HDR... Mas escuta uma coisa. E tem muita coisa linda mesmo! Mas foram feitas por outro fotógrafo, com um gosto, olhar, disposição, equipamento, clima, ..., diferentes dos seus!!! Por que não usar o preset que baixou e gostou pra caramba como base e não fazer o seu preset... Dá trabalho, demora, é tentativa e erro mesmo... Mas vai imprimir a sua cara no seu trabalho! Edição, finalização é dar a sua cara pra sua fotografia!

2.       Preset pra JPEG e RAW são diferentes!!!
Uma frase só: Um preset pra jpeg em uma foto em raw, arregaça a sua foto!!!!!

3.       Taca-lhe pau enfiando o mesmo preset em todas as fotos e não fazer um ajuste pra cada foto!!!
Não faz isso, Brasil!! Cada foto é uma foto! Mesmo que você tenha feito o seu preset, é necessário passar por cada foto... Cada luz é uma, cada pessoa é uma, cada fotografia é uma!!!! Algumas fotos ficam completamente sem vida!!!

4.       Editar o mesmo álbum, ensaio, casamento com presets diferentes!
Uma foto tem efeito mate, a outra é vintage, a outra tem um contraste duro, a outra tem balanço de branco frio, a outra é quente, a outra é preto e branca, a outra é sépia, a outra é azul e branco... Pensa que identidade visual tem estas fotos? Se for um casamento, que história elas contam? Se for um ensaio, o que ele quer contar? Tanta coisa, néra? Então, a minha dica é, até o preto e branco tem que conversar bem com tons e contraste do preset colorido que usou.

5.       Actions!! Cuidado!!!
Algumas actions do photoshop ajudam demais da conta na finalização das fotografias. São muito usadas por uma linha de fotógrafos americanos, e faz as fotos ficarem americanizadas, até da pra dar uma mentidinha nas nossas paisagens brasileiras. E não vejo nenhum problema nisso, mas tem que ter cuidado.
Gente!!! A maioria das actions americanas, balanceiam o tom da fotografia com a média de todas as cores. Tem que fazer um ajuste no equilíbrio das cores depois de passar estas actions, Brasil!!! Tem muito gente deixando os clientes, e até suas fotos de perfil, avermelhadas ou esverdeadas demais!!!!!

6.       Pincel de Ajuste do Lightroom – Cuidado!!!!!
O pincel de ajuste do Lightroom é massa pra caramba! E ajuda muito! Mas se você fizer os seus ajustes!!! O “Suavizar Tom de Pele” é um assassinato porque ele deixa a Claridade no -100, isso é tirar toda e completamente a aparência de pele da pele!! Isso é zero nitidez apenas na pele!!! Isso é regaçar com a sua foto!! E tem gente que usa essa ferramenta em pele de bebê!!!! É desesperador!!!!
Você pode usar o pincel, mas ajusta!!! Pra cada foto, e não passa do -30... néra?
Isso também vale pro “clareamento de dentes”...

Vou deixar as outras polêmicas pra depois... rsrsrsrs...
E estou à disposição, sempre!! Qualquer dúvida, sugestão, crítica, eu quero ouvir!!! Manda um email pra mim: fotografaannabotelho@hotmail.com
Ou se preferir, comenta aqui embaixo!!

O mais importante... é, fotógrafo que quer tudo pronto e não quer arretar a bunda de tanto ficar sentado em frente ao computador... tende ao fracasso... tem que estudar, tem que ralar, tem que colocar a sua cara nas fotos. Foto pra copiar o coleguinha é paia pra caramba!

3 comentários:

  1. Estou entrando para o mundo da fotogrfia. Amo fotografar. Muito útil essas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Estou entrando para o mundo da fotogrfia. Amo fotografar. Muito útil essas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Laís!!!
    Que bom que gostou das dicas!!
    Fico muito feliz!!!
    Conte sempre comigo!
    Bjoks da Anna

    ResponderExcluir