Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de março de 2016

O Foco e a Nitidez!


Foto feita em Janeiro de 2013, Iso 800, f 3.5, na T3i com a 50mm

Mesmo que você queira o “fundo desfocado”, alguma coisa, e geralmente, o que você quer mostrar, é bom que esteja focado, néra? É massa se estiver nítido, néra?
É sobre isso que vamos falar hoje, sobre o foco e a nitidez.
A primeira coisa, o foco da sua lente tá no Manual ou Automático? Se tá no automático, clica o botão do desparador até a metade, vai fazer um bip, aí vc recompõe pra colocar o foco onde você quer.
Daí eu preciso fazer outra pergunta, onde está o ponto focal da sua câmera??? Você vai decidir isso no menu da sua câmera, geralmente chama “Modos AF”. Nada te impede de mudar sempre e para sempre... O meu é único e fica no meio, quase sempre, porque eu prefiro assim. Desta forma, eu tenho maior controle.
Mas, e se, meu foco tá no automático, eu aperto o desparador até a metade, recomponho, e mesmo assim não tô contente com os meus resultados, o que pode estar acontecendo??
1.      Se você ficar próximo demais de seu motivo, dificultando a câmera focar, ou selecionar uma abertura que gera um campo de profundidade muito estreito ou ainda, tirar uma foto rápido demais sem checar se ela focou, ela pode estar desfocada sim!
2.      Outro tipo de “desfoque” em suas fotos é o resultado do movimento do que você está fotografando ou se a sua mão não é firme o suficiente para segurar uma velocidade baixa no obturador– isso geralmente está relacionado com o tempo de exposição muito alto (ou velocidades baixas como 1/15 ou menos).
3.      Outra falta de “nitidez” são os ruídos... que aparecem quando a iluminação é ruim e para fazer a foto tem-se que aumentar o ISO.
E aí... eu vou tentar bagunçar a sua mente... te mostrando algumas fotos consideradas por alguns como “desfocadas” ou “não nítidas”, mas que aconteceram, até de propósito, e eu amo estas fotos!!!

Esta foto foi feita pelo Thiago, em um momento "rápido demais". E eu amo essa foto! Eu acredito que ela demonstra a intensidade do momento justamente porque não ficou tão "focada e nítida".

Essa foto é minha! E eu tenho um orgulho animal desta foto! Eu abaixei a velocidade messssmo! O Exif dela: Iso 50, f 10, 1/15, com a 85mm na 6d. Se eu tivesse congelado o movimento com a velocidade do obturador alta você não teria a condição de colocar sua cabeça pra viajar no movimento que ela fez...


Um casamento animado pra caramba, pegando fogo na galera, os tequileiros começaram a fazer a farra e... o DJ apaga todas a luzes... Eu ia ficar sem essa foto?? Jamais... e eu gosto dela assim! Cheia de grão. Eu gosto! Questão de gosto... Mas eu ia perder a foto virando o flash na cara deles (que perderia a espontaneidade da foto) e fazendo o clic 1 segundo depois...

Então vamos limpar o esquema... A foto estar desfocada, mas te passar a mensagem que ela queria, e de forma até mais intensa do que aconteceria se ela fosse recheada de foco mas sem emoção, não é ruim! Na minha opinião, humilde mas bem característica da minha pessoa, é massa pra caramba!!! O Joe Buesting, um fotógrafo que eu amo de paixão, e escreveu o Livro Fotografe com o Coração, em uma palestra dele que assisti no Wedding Brasil, fala que o lema dele é “ Sente primeiro e foca depois”.
Não estou dizendo que todas as suas fotos tem que ser desfocados do caramba! Eu estou dizendo pra você OUSE QUEBRAR AS REGRAS PRA TRANSMITIR O QUE O SEU CORAÇÃO DESEJA ATRAVÉS DA SUA FOTOGRAFIA.
Agora... Se você não carregou as pilhas do seu flash, tem uma lente escura, e quer fazer um evento inteiro com a 1/5 de velocidade... amigo... lascou! Você não é ousado, é despreparado. Ah não ser que tenha uma mão de atirador de elite pra não tremer, você vai salvar pouquíssimas fotos.
Agora, falando em nitidez!!! Lentes claras, de vidros mais caros são mais nítidas e bonitas! E isso não depende de você... nessas horas o equipamento faz diferença sim. Mas isso não quer dizer que você não consegue fazer fotos nítidas e lindas com o equipamento que você tem, pelo contrário, você se esforça, estuda pra caramba e fotografa com o coração... Aì meu bem, o preço pago pelo equipamento não vale nadica de nada. A primeira foto que postei aqui foi com a T3i em uma cinquentinha...
Ainda falando em nitidez... equipamento sujo não faz foto com a mesma nitidez que um equipamento limpo. 
Fotografias feitas em RAW, bem editadas, são mais nítidas que fotografias feitas em JPEG (eu disse , bem editadas!!! Tem gente que fotografa em RAW mas perde nitidez na edição).
Agora, um segredo da Anna... toda lente tem o ponto de nitidez, que geralmente são 2 pontos abaixo da abertura máxima. Faz o teste e me conta!!! E dá um sorriso pra mim!!

Iso 125, f1.8, 1/320. 85mm na 6D e o foco na gota.


Bom crianças... é isso!!
Aguardo os comentários, os bafos (porque dessa vez eu mexi com a fotografia tradicional do esquema, eu sei que vai ter gente descordando e isso não é ruim), as críticas, as sugestões... E as fotos!!
Meu email fotografaannabotelho@hotmail.com, pra quem quiser escrever direto pra mim. Leio e respondo com todo carinho!!


Bjoks da Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário