Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Balanço de Branco!!

O Balanço de Branco (White Balance em inglês, WB na sua câmera) é a adequação das cores na câmera para que a cor branca apareça branca na sua foto. O nosso olho junta com o nosso cérebro e faz o balanço de branco nas imagens que vemos, e guardamos na memória o vestido branco da noiva, mesmo o salão estando iluminado apenas por velas, que é uma luz extremamente amarela. Mas a câmera vai registrar a cor da luz incidindo no vestido, o vestido aparecerá amarelo, a não ser que... o fotógrafo saiba e queira usar o Balanço de Branco da sua câmera.
A maioria das câmeras nos dá 3 meios para trabalhar com o Balanço de Branco: o automático, os modos pré-definidos, ou o modo manual, que a galera chama de “bater o branco”.

Automático: Eu confesso que até ter CORAGEM (presta bem atenção nisso, hein? Ouse!!!) de fuçar sempre que eu não estava segura, deixava minha câmera no Balanço de Branco Automático. E não há nenhum problema nisso, se você não se acostumar com a situação e nunca mais mexer na função WB da sua câmera. Sabe por quê eu digo isso? Porque quando não existem elementos brancos na composição, o medidor se confunde e deixa a imagem com uma corzinha bazé, sem vida, coitada...

Modos pré-definidos: Eles vão variar de acordo com a temperatura da luz, e você brinca de acordo com a luz e as cores do seu quadro. Geralmente, os modos pré-definidos que vêm nas câmeras são: luz solar (solzão em ambiente aberto), dia nublado (pra um dia mais cinzentinho em ambiente aberto), luz fria (ambiente fechado com luz azulada), luz de tungstênio (ambiente fechado com lâmpada incandescente), lua de flash e sombra que não pra luz de flash e sombra!!!! Rsrsrs Nem sempre os modos pré-definidos são exatamente o que nós precisamos naquele momento lindio!

Fiz algumas fotos, a primeira no automático, e depois uma em cada modo pré-definido pra vocês repararem a diferença. Todas as fotos o exif é o mesmo: Iso 400, 1/640, f 1.8








Manual: Mais conhecido como BATER O BRANCO. Coloque a câmera no modo manual do WB (cada câmera é de um jeito diferente, rola pra caramba ler o manual), que vai te permitir medir a luz partir de uma nova fotografia. Daí, você aponta a câmera para uma superfície branca, pra ela entender o que, naquela luz que você tem, naquele momento, ela deve tratar como branco. Uma dica bem legal são os cartões cinza, eles não são muito escuros e não refletem, daí quando você aponta a câmera pra ele e não pra uma superfície branca, as cores da fotografia ficam mais vivas.
Ainda tem 1!! E é o que eu uso sempre! Algumas câmeras não possuem esta configuração, mas quando possui rola demais usar! O Kelvien!!! A câmera te deixa escolher a temperatura que você vai fazer suas fotos. E você sabe que números maiores são mais amarelados, mais quentes, e números menores mais frios, azulados. Eu gosto de fotos mais amareladinhas, e então, eu, de acordo com a luz ambiente, combino com o Thiago (meu marido e parceiro de fotografia) qual temperatura usaremos no Balanço de Branco e usamos a mesma. Eis a minha dica, que eu aprendi com o Bigarelli, fotógrafo de casamentos fodástico, fotografando em RAW com o Balanço de Branco em Kelvien e o mesmo em todas as câmeras da equipe, na hora de editar, faz-se uma única correção para todas as fotos. Se tivesse no automático, meu bem, como a câmera teria lido em WB pra cada foto, também tem-se que fazer uma correção pra cada foto. E, só rola pra quem fotografa em RAW. Em JPEG, conseguimos fazer essa correção muito levemente, não dá pra se mudar muito do que foi conseguido na hora exata do click.

É isso... Qualquer dúvida, sugestão, critica, opinião... vai ser muuuuito bem vinda! Então, se você não quer escrever aqui, vou deixar meu e-mail: fotografaannabotelho@hotmail.com
E... Vamos fotografar gente!! E Coragem!!! Testem!!! Tentem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário