Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Naturalmente... LUZ!


                Eu acho que não é segredo pra ninguém que me acompanha que eu sou uma apaixonada pela fotografia na Luz Natural, né? Eu acho desafiador o fotógrafo não criar mas conseguir usar o que Deus deu pra ele naquele dia, naquele exato momento, sem prévia, sem fórmula de bolo... Eu acho único, aquela luz, aquele céu, aquele dia, aquele local, aquelas pessoas são únicas e fazem da fotografia uma contadora de história!! E eu acho lindo!! A cor, as nuances, o brilho, as sombras... Enfim, eu sou fã da Fotografia com a Luz Natural, baby! E é por isso que este post é dedicado a ela!
                Vou dar algumas dicas pra que todos vocês, profissionais ou não, consigam utilizar a luz do sol a seu favor na hora de fotografar. Mas vou esperar dos meus colegas de profissão mais ousadia, hein?

1.       A melhor hora pra fotografar sob a luz do sol
Vou falar apenas de retratos e não de fotos de paisagem, ok? Eu prefiro fazer retratos utilizando a luz natural no início da manhã e no fim da tarde. Vou explicar o porquê. No início da manhã a luz é suave e delicada, a não ser que você fotografe exatamente no nascer do sol, a luz da manhã, das 8 às 10 hs da manhã, é alegre, mesmo sendo suave e delicada, linda pra fotografar bebês! No sol do meio dia, vou espalhar isso um pouco, das 11 às 15 horas, o sol tá lá em cima produzindo sombras curtas e densas, um contrante acentuado, um retrato mais “forte”, há de se ter cuidado neste horário porque se o sol tá em cima, colega, até o cílio da moça vai fazer sombra no olho transformando a modelo em um belo panda. No finzinho da tarde, o por do sol do meu coração, meu preferido da vida, a partir das 16 horas a luz é amarelada, produz-se um brilho dourado, o sol tá indo deitar... é meu momento preferido de  brincar!!!
Foto feita às 9 da manhã...


2.       E se o dia tá nublado, Anna?
Saia pra fotografar amore!! Seus retratos vão sair lindos de viver!!! As nuvens vão servir como um “difusor” pra luz do sol, e ela entrará suave e uniformemente no rosto de quem você quer fotografar. Até se chover rolam lindas fotos, não se preocupe. Mas não perca a oportunidade de arrebentar nos retratos porque o dia está nublado, pelo contrário, aproveite a chance!!!

Num diazinho chuvoso...

3.       Como calcular o tempo no fim da tarde...
Eu sou rata de site de meteorologia. Primeiro porque eu preciso estar preparada se o tempo estiver prometendo chuva, algumas pessoas, definitivamente não querem ser fotografadas  na chuva, outras, como algumas gestantes e crianças, não podem. E também por causa da hora do por do sol. Se o sol vai se pôr às 18:15, das 16:30 às 17:30 eu tenho minha luz preferida da vida pra fotografar... Tenho que estar com a modelo mara e a câmera em punho neste horário.


4.       Luz Contra
A Luz Contra é uma luz que mora CONTRA a luz principal e a câmera, no caso da luz do sol, é quando posicionamos nosso modelo entre o sol (por isso ele tem que estar se pondo) e a câmera. Ela faz uma luzinha de recorte, dourada, que me mata de lindeza!!!
 Contra Luz...


Dependendo de como você se posicionar e deixar a luz do sol entrar na sua lente, pode fazer um “flair” também, que eu AMO apaixonadamente.
Flair...


Configurando sua câmera, fotometrando na luz contra, é a hora das lindas silhuetas.
Silhueta...


5.       Efeito Bokeh
Quando o fundo desfocado reflete alguma luz, temos aquelas bolinhas iluminadas, que são pontos de luz desfocados. No caso de fotografar de noite, é possível ver o efeito bokeh nas luzes da cidade, por exemplo. Na luz do sol elas aparecem muito entre as folhas das árvores e fazer um efeito lindo de viver no nosso retrato.
Efeito Bokeh


Bom crianças, por enquanto vamos ficar com estas 5 dicas, que são “segredos” que eu uso em praticamente todo ensaio. E eu amo! Quantas vezes disse isso mesmo neste post??? Hahahaha... Mas realmente eu amo as maravilhas incertas da luz do sol nos meus retratos!!!

Eu realmente espero que estas dicas dêem uma iluminada nos seus retratos!!! Que sejam úteis, e que, principalmente, te façam sorrir ao fazer uma foto usando-as.

Continuo amando receber fotinhas, opiniões, dúvidas e sugestões. Tô esperando a sua!!! Aqui embaixo nos comentários, na fanpage Anna Botelho Fotografias, ou por email: fotografaannabotelho@hotmail.com


Bjoks da Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário