Fotografia quer dizer “escrever com a luz”, a luz é imprescindível
na fotografia. É impossível fazer uma foto massa se o que você for fotografar
não tiver um mínimo de iluminação.
Existem 3 tipos básicos de luz. A luz natural, a luz
artificial e a luz ambiente.
A luz natural é o sol, na maioria das vezes, mas pode-se
conseguir fotografias belíssimas em ambientes completamente livres de luz
artificial com a luz da lua e das estrelas. A luz natural a gente pode prever,
mas não pode controlar. É, literalmente, correr atrás do sol e estar atento
sempre às suas nuances. Não temos uma fotometria base, cada hora é uma e é
preciso estar o tempo todo regulando a câmera. Não é segredo pra ninguém que a
luz natural é a minha preferida, néra? Por isso, vamos combinar já de dedicar
exclusivamente outro post só pra dar dicas sobre fotografar com luz natural.
A luz artificial é toda e qualquer luz que você usa pra
fotografar que não seja o sol, a lua e as estrelas... rsrsrs... Lanternas,
farol de carro, lâmpada, luz de poste, Led, Flash... O Flash, de várias
potências e formas é o mais usado pelos fotógrafos, com acessórios como:
sombrinhas, difusores, colmeias, snots, softboxs, e mais um monte de coisas,
fotógrafos criativos sempre tem mais um bocado de acessórios!!! Cada uma dessas
fontes de luz pode ter uma “temperatura” diferente, vamos falar melhor disso
daqui a pouco. Muitos fotógrafos gostam muito de usar flash mesmo em ambiente
ao ar livre. Facilita um pouco a correria atrás do sol, a fotometria é mais
estável, mas tem que ter braço pra carregar equipamento e controle sobre o
equipamento. Se não, o fotógrafo só vai fazer foto igual, com a luz dura na
cára do freguês... Tem que estudar, negada!
A luz ambiente é a luz que você tem no ambiente que está
fotografando. Tantas vezes é a soma de algumas luzes artificiais, outras vezes
soma-se até um solzinho entrando pela janela com lâmpada do cômodo ligada. A
luz ambiente é totalmente luz natural quando se está ao ar livre e sem flash, e
a luz ambiente é totalmente artificial dentro de um estúdio.
Vou falar hoje sobre a Temperatura da Luz. Depois, em outros
posts, vamos esmiuçando outros detalhes. Porque, como fotografia é luz, temos
muita coisa pra conversar à este respeito.
Cada luz que encontramos no nosso dia-a-dia tem uma
temperatura, algumas são mais quentes, amareladas e avermelhadas, outras são
mais frias, esverdeadas e azuladas. O nosso olho é capaz de corrigir automaticamente
as diferentes tonalidades que encontramos por aí, a câmera nem tanto. Existe
pra isso algo chamado Balanço de Branco (White Balance), vamos gastar outro
post inteiro falando sobre ele, que é regulado na câmera.
Se a fotografia é luz, como começamos falando à respeito, e
existe uma luz cor de rosa no rosto da sua modelo, ela vai ficar rosa na sua
fotografia. É por isso que fotógrafos, inclusive eu, brigam tanto com esta
mania de colocar luzes coloridas nas mesas de bolo se elas não apontam só para
o mural ou para os objetos, mas para os rostos das pessoas nos pontos
específicos. Por exemplo, exatamente atrás do bolo, onde os noivos se
posicionam pra fazer o corte. Ou na frente da mesa, onde todo mundo quer fazer
foto. Se os profissionais da iluminação jogarem as luzes pro fundo, pras
laterais, pros objetos nas mesas, temos fotos lindas que valorizam o trabalho
deles, do maquiador, de Deus e do fotógrafo também!! #ficaadica
Se as paredes ou teto do ambiente são coloridos também
influem na temperatura da foto. Paredes amarelas, telhas vermelhas vão deixar a
foto mais quente. Paredes azuis, tetos verdes, deixam as fotografias mais
frias. Vemos isso muito em paredes e telhados de igrejas, algumas igrejas
deixam as fotos mais amareladas outras azuladas. É legal as noivas prestarem
atenção neste detalhe quando for escolher a igreja pra casar, hein? #ficaadica
de novo!! rsrsrs
Cada tipo de fonte de luz tem uma temperatura, das velas que
tem uma luz bem amarelinha até a lâmpada fluorescente branca que é bem azulada.
É preciso estar atento à sua fonte de luz pra entender o resultado da sua
fotografia. E até explicar pro cliente o porque daquela tonalidade nas
fotografias dele. E é preciso, mais ainda, saber regular o Balanço de Branco da
sua câmera... Fotógrafo que é fotógrafo não usa só o automático não, hein
galera??? Como já prometi, vamos fazer um post só sobre esta regulagem na sua
câmera. Mas enquanto isso, vamo mexer!!!!
Estou colocando aqui embaixo duas fotografias do mesmo
casal, no mesmo dia, mas em locais diferentes. A primeira foto foi feita dentro
do espaço com luz fluorescente no teto e uma iluminação colorida que neste
momento era azul, e a outra do lado de fora, com um reflexo de luzinhas
amareladas, a luz do poste amarelona, e um pouco da luz do salão que saia neste
ambiente. Nos dois casos, eu tinha LUZ AMBIENTE pra trabalhar.
E lembre sempre: FOTOGRAFE COM OS OLHOS, NÃO SÓ QUANDO ESTIVER COM UMA CÂMERA NA MÃO!
Não esqueçam que eu adoooro quando vocês me dão opiniões, sugestões, comentam, compartilham e a coisa toda!!!!
Bjoks da Anna
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