Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de março de 2016

Cortes e Recortes!!!

Falando sobre cortes e enquadramentos, lembramos dos enquadramentos básicos: plano geral, plano americano, primeiro plano e plano detalhe.

Plano geral: Quando, no nosso quadro, o nosso modelo aparece dos pés à cabeça. Sem nenhum corte.


Plano americano: É feito um corte nas pernas, entre o tornozelo e o joelho, ou entre o joelho e a coxa do modelo.


Primeiro Plano: Neste enquadramento, aparecem os ombros e o rosto.


Plano Detalhe: É enquadrado uma pequena parte do corpo, sem necessariamente ser do rosto.


Esses nomes facilitam a conversa entre os profissionais que trabalham nessa área. Pra entender o que o cliente quer em uma campanha publicitária, por exemplo. Mas, na verdade verdadeira, quem quer apenas aprender dicas de fotografia para o uso no dia-a-dia, essas classificações de enquadramento não fazem tanta diferença, o importante mesmo é saber como podemos cortar as nossas fotos e, para isso, existem algumas regras simples a serem seguidas.

Mas, como já conversamos sobre a ousadia de quebrar regras, é possível fazer fotos massas demais fugindo do que vamos apresentar aqui.
Tente, de verdade, nunca cortar o corpo de uma pessoa nas articulações. Tornozelo, joelho, punho, cotovelo... Dá uma sensação de que a pessoa foi amputada. Então, corte entre as articulações, no meio da perna, no meio da coxa, no meio do antebraço... entre as articulações mesmão! Ah... tente não corta em cima do umbigo, em cima dos mamilos... Quase sempre não fica legal...
Em fotos em que só aparece o rosto, a dica é: só não corte no meio dos olhos e no meio dos lábios. Topo da cabeça, metade da testa, altura do nariz, queixo... tendo harmonia com o enquadramento, pode!!! E é massa!
Vou colocar aqui embaixo uma dica massa, um diagrama, nas linhas verdes os cortes podem ser feitos e nas linhas vermelhas não, tá?

A fotógrafa Gina Milicia, australiana, fotógrafa de moda que faz editoriais bafônicos na Europa, deu algumas dicas, que eu vou copiar aqui pra gente.
Foi através do aprendizado com o fracasso, e da tentativa e erro, que eu consegui descobrir o que funciona melhor para mim. Quando se trata de como eu recorto meus retratos, há alguns estilos de recorte que eu tento evitar, porque, assim como comer algo que se detesta, eu aprendi o que funciona melhor para mim. Como eu recorto meus retratos é tão importante para definir meu estilo, quanto as lentes que eu uso, a forma como eu ilumino, e como eu processo meus arquivos. Eu acredito que a forma como uma imagem é recortada pode mudar o visual de “chato e entediante” para “Incrível”.


Vou terminar com algumas dicas minhas. 
1- Tente fazer o corte na câmera, sempre... primordialmente na câmera, pela nitidez da foto. 
2- Pra ficar mais fácil lembrar... Se isso dobra, não corte!
3- Varie os cortes, permita-se... Mas, geralmente, o enquadramento fica melhor quando os olhos estão no terço superior da foto.
4- O corte da foto tem o poder de dar força à sua fotografia. Use isso a seu favor!!!


É importante também lembrar das fotos de decoração... Corte no topo dos arranjos... Foto do bolo sem mostrar o bolo todo... A gente desvaloriza toda a decoração, todo o gasto com as flores, arranjos, lustres... Pode fazer detalhes... Pode não, DEVE!! Mas lembra de valorizar o trabalho de quem fez aquele arranjo de flores, da noiva que escolheu aquela peça de decoração, faça também fotos que não cortam as peças decorativas. 

E daí, como já conversamos outra vez por aqui... Quebre regras!!

"Aprenda as regras como um profissional, para que você possa quebra-las como um artista." Pablo Picasso 


Nenhum comentário:

Postar um comentário